Sintomas de gravidez – Ausência de menstruação

Este é o primeiro e principal sintoma. Normalmente, a ausência de menstruação significa que o óvulo foi fecundado. Quando o óvulo é fecundado, tornando-se num embrião, o período deixa de ser necessário ao seu corpo. No entanto, tenha sempre em atenção que o período nem sempre é regular em todas as mulheres, e há ainda casos em que, ocasionalmente, demora muito a aparecer.

A ausência de menstruação numa mulher em idade fértil e sexualmente activa é um forte indício da existência de uma gravidez, uma opinião partilhada por muitas mulheres que passaram pela experiência, pois na maioria dos casos o primeiro indício de uma possível gravidez consiste no atraso da menstruação.

Falta-de-menstruação

Realmente na maioria dos casos, o primeiro indício de gravidez consiste na ausência de menstruação, embora isso possa ser difícil de valorizar quando os ciclos menstruais são irregulares. Embora as mulheres com ciclos regulares, de 28 dias de duração, possam pensar numa falta quando a menstruação não surge ao fim de dois ou três dias da data prevista, as mulheres que costumam ter ciclos irregulares têm mais dificuldades para detectar um atraso e, normalmente, apenas começam a ter suspeitas sobre essa possibilidade ao fim de, pelo menos, uma ou duas semanas.

Por outro lado, existem vários factores que podem atrasar ou eliminar as menstruações durante algum tempo sem ser por causa da gravidez, originando uma certa confusão em relação à detecção de uma possível gravidez.
Os motivos mais comuns de um atraso menstrual são um brusco aumento ou diminuição do peso do corpo, o stress, a administração de determinados medicamentos e determinadas doenças crónicas, como a anemia, algumas infecções e vários problemas endócrinos e do aparelho reprodutor.
De qualquer forma, independentemente da regularidade dos ciclos ou outras circunstâncias relacionadas, quando uma mulher em idade fértil e sexualmente activa apresenta um atraso menstrual, convém que efectue, antes que passem duas semanas, testes biológicos que permitam confirmar uma possível gravidez.

03. Outubro 2012 by Editor
Categories: Sintomas de Gravidez | Tags: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *