Problemas embaraçosos que ocorrem durante a gravidez

A gravidez é sem dúvida alguma um dos momentos mais ansiados na vida de muitas mulheres. Porém durante todo o processo gestativo nem tudo é um mar de rosas. Como sabemos existem inúmeros sintomas que estão associados à gravidez, no entanto existem alguns que nos podem deixar bastante embaraçadas e desconfortáveis, estes que vão muito para além das náuseas, vómitos e estrias.

Libertação excessiva de gases

Como sabemos, durante a gravidez o nosso aparelho digestivo tende a trabalhar de forma mais lenta, isto porque só assim se consegue assegurar que o bebé tem acesso a todos os nutrientes que necessita para o seu bom desenvolvimento. No entanto o abrandamento da nossa digestão poderá levar a que muitas mulheres fiquem bastante desconfortáveis com esta situação. Isto porque devido a este abrandamento são produzidos mais gases, pode-se vir a sofrer de azia e excesso de flatulência. Sendo isto na maior parte dos casos bastante incomodativo, uma vez que com a gravidez os músculos ficam muito mais relaxados, podendo por vezes ser difícil controlo da libertação de gases.

Libertação de colostro

Durante a fase da gravidez o corpo vai sofrendo alterações constantes, onde numa delas os seios começam a produzir leite. Porém é no terceiro mês que os mamilos começam a libertar um líquido amarelado, denominado por colostro. Isto que na grande maioria das vezes se torna bastante desconfortável para a maior parte das mulheres, uma vez que este líquido pode trespassar a roupa, ficando assim uma marca visível sobre o peito. Contudo e de forma a evitar tal embaraço, poderão ser aplicadas discos de algodão/amamentação sobre os mamilos, assim já mais cairá no embaraço.

Problemas de incontinência

Como sabemos durante a gravidez a necessidade de urinar é constante, porém é com o aproximar da fase final de gestação que muitas mulheres se preocupam com este problema. Uma vez que a zona pélvica se encontra mais relaxada e a bexiga em pressão constante poderá vir existir perdas de urina, podendo estas surgir derivado a um simples expiro ou a uma simples tosse. Contudo se quer evitar esta situação a utilização de um penso diário será a solução mais apropriada.

Prisão de ventre

Tendo em conta que durante a gravidez a nossa digestão fica mais lenta derivada à absorção de inúmeros nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebé. A prisão de ventre irá fazer parte do dia-a-dia de qualquer mulher grávida. Isto porque, o organismo irá absorver tudo o que conseguir, o que promove automaticamente a dificuldade de defecação. Deste modo, para colmatar este problema é fundamental que qualquer grávida tome alguns cuidados, de forma a conseguir ultrapassar este problema tão incomodativo. Sendo assim, para regular o seu trânsito intestinal bata ingerir mais líquidos ao longo do dia, nomeadamente água ou chás, fazer refeições diárias com mais alimentos ricos em fibras e praticar exercício físico regularmente, como uma simples caminhada diária.

Aparecimento de hemorroidas

Para além destes problemas que podem ocorrer durante a gravidez, a mulher também poderá vir a sofrer de hemorroidas.

20. Novembro 2012 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *