Primeiros sintomas de gravidez

A gravidez é uma grande mudança no corpo e na vida de uma mulher, e como tal, essas mudanças notam-se através de alguns sintomas iniciais, sendo estes mais frequentes e mais ativos nos primeiros 3 meses de gravidez, ou seja, nas primeiras 12 semanas.

É importante salientar que os sintomas variam, de mulher para mulher, e que alguns deles não são só relacionados com gravidez como também com outras doenças.

Os sintomas da gravidez

Sangramento de implantação – É possivelmente o primeiro sintoma a aparecer e ocorre entre o 6º e o 12º dia após a conceção, ou seja, no momento em que o embrião se implanta na parede do útero. Aparece como sento um escorrimento acastanhado.

Falta ou alteração menstrual – O sintoma mais comum na gravidez. Hora de fazer o teste, para ter a certeza de que está à espera de um bebé. Em alguns casos, o fluxo menstrual diminui bastante, diminuindo também, os dias do período menstrual, apesar de muitas mulheres não saberem este também é um sinal de gravidez.

Fadiga/ cansaço, dores nas costas e de cabeça – São sintomas que serão comuns em toda a gravidez de forma mais ou menos intensa conforme a posição do bebé, a alteração hormonal no sistema feminino e o ritmo diário da gestante.

Seios inchados, sensíveis e escurecimento dos mamilos – A partir da 1ª/2ª semana de gravidez a mulher começa a notar o escurecimento da pele em volta dos mamilos provocada pelas alterações hormonais, bem como um aumento da sensibilidade dos seios ao toque, inchaço e dolência.

Náuseas e vómitos – Surge durante a 2ª semana de gestação e termina no final do 1º trimestre. É um período delicado para a gestante que começa a rejeitar certos alimentos e cheiros, provocando-lhe uma sensação de mau estar aumentando a sensação de fadiga e irritabilidade.

Desejos – É um sintoma que persiste durante toda a gravidez, para alguns é apenas um capricho para outros é algo muito sério. Os desejos durante a gravidez podem ser simples como um prato que a gestante goste como também excêntricos, por exemplo, vontade de comer sabão em pó, alimentos fora de época entre outros.

Para além de todos estes sintomas físicos há também uma grande mudança a nível emocional e psicológico. Após a descoberta da chegada deste novo ser que depende só e exclusivamente de si durante os próximos meses, a gestante ficará mais sensível e a carga emocional aumentará com o passar do tempo de gestação, com as primeiras consultas e ecografias, ao ouvir o bater do coração do bebé, ao saber o seu sexo e ao senti-lo a crescer dentro de si, a mexer-se, com o acompanhamento e afeto do seu parceiro e com o planeamento do seu espaço e compra dos produtos para o bebé.

Apesar da gravidez não ser uma fase simples, é uma fase de grande felicidade para a mulher bem como para os que a rodeiam.

17. Outubro 2012 by admin
Categorias: Sintomas de Gravidez | Tags: , | 6 comentários

Comments (6)

  1. PQP ! Acho que minha mulher está grávida!!

  2. acho que estou gravida,estou engordando,minha barriga esta crescendo,sinto muito enjoo,tontura,sinto muitas dores nas costas,mas esta descendo todo mes,mas na minha familia tem casos da mulher ficar gravida e star menstruando!

  3. tenho uma filha d 7 anos e engravidei de novo ainda nao sei com quanto tempo, mais ja da pra peceber a barriga e os seios, tenho muito enjou, e quase nao to comendo, mais fora isso eu to muito feliz, meu namorado adorou a noticia fica mim ligando o dia todo pra saber como eu to, e muito bom ser mae, eu adoro minha filha, e esse bb vai ser muito amado tambem… adoro crianças

  4. Eu tive relações sexuais tem 3 dias. E ontem apareceu um currimento acastanhado… estou cheia de medo. Poderei estar gravida?? Ajudem-me por favor

Comentar

Required fields are marked *