Gravidez – Como aliviar os enjoos matinais

A gravidez é talvez um dos momentos mais ansiados e desejados por muitas mulheres. Contudo por vezes existem determinados elementos que não nos permitem desfrutar totalmente deste momento tão maravilhoso e mágico. Estamos neste caso a falar dos tão indesejados enjoos matinais.

Como sabemos, os enjoos matinais tendem a afetar uma grande percentagem de grávidas, sendo estes desencadeados logo no primeiro mês de gestação. Geralmente os enjoos matinais tendem a desaparecer entre o 3 e 4 mês de gestação, porém em alguns casos os enjoos acompanham a mulher durante toda a sua gravidez, isto que de certo modo pode-se tornar prejudicial para a saúde da mulher e para a do bebé, uma vez que devido aos enjoos, nem sempre se consegue dar ao bebé todos os nutrientes que este necessita.

aliviar-enjoos-matinais

Deste modo e tendo em conta o mal-estar desencadeado pelos enjoos, é muito importante que fique saber algumas técnicas que a poderão ajudar a colmatar ou eliminar os enjoos matinais.

Apesar dos enjoos serem denominados como enjoos matinais, estes poderão aparecer em qualquer altura do dia, simplesmente tendem a manifestar-se matinalmente porque o nosso estômago encontra-se vazio, logo existe uma maior acumulação de ácidos e gases estomacais, sendo estes os principais responsáveis pelos enjoos.

Como fora citado anteriormente, ter o estômago vazio origina facilmente enjoos, logo para atenuar os enjoos é fundamental que nunca esteja com o estômago vazio durante muito tempo, contudo lembre-se que também deverá ter a preocupação de comer com moderação, pois ter o estômago extremamente cheio também não será benéfico para os enjoos.
Para além destas medidas, eis outras dicas que a poderão ajudar a acabar com os enjoos matinais.

– Fazer várias refeições ao longo do dia;
– Fazer refeições leves, frescas e saudáveis;
– Comer sempre um snack antes de sair da cama e antes de se deitar;
– Evitar o consumo de comidas muito condimentadas e picantes;
– Consumir alimentos de alto teor proteico e com alto teor de hidratos de carbono, uma vez que estes alimentos absorvem o ácido estomacal e eliminam o excesso de açúcar que se encontra no sangue;
– Quando se deparar com um crise de enjoos, procure colocar uma toalha humedecida sobre a região da testa e dos olhos;
– Evite usar perfumes cujo cheiro seja muito intenso;
– Evite permanecer em locais com cheiros muito intensos;
– Faça pequenas caminhadas matinais ao ar livre;

Como pode constatar existem diferentes formas de colmatar os enjoos matinais, basta simplesmente implementar alguns cuidados no seu dia-a-dia, tendo estes essencialmente ligados à prática de uma alimentação saudável e equilibrada e à prática regular de exercício físico.

05. Fevereiro 2013 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: , , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *