Engravidar – Como começar

Tomar a decisão de ter um filho, é talvez a decisão mais importante na vida de um casal. Contudo quando é a primeira gravidez nem sempre se sabe por onde começar, isto que na maior parte dos casos poderá vir a interferir negativamente na vida de um casal. Antes de mais, se está a pensar engravidar é fundamental que ambas as partes estejam de acordo com essa gravidez, pois o desejo de construir família deve ser vivido intensamente, não só pela futura mamã, como pelo futuro papá. Não se precipite nesta decisão, pense sempre que um filho desejado por ambas as partes é sempre feito com muito mais amor e carinho, acabando assim por fortalecer a relação do casal.

Se já tomou a decisão de querer engravidar, o melhor é começar por tratar de si, ou seja procure o seu médico e faça uma consulta geral, para que este possa verificar se tem tudo em dia, nomeadamente as vacinas e se o seu estado de saúde se encontra nos conformes. Após esta consulta poderá então começar a pensar na nova etapa da sua vida. Engravidar até pode parecer fácil, mas demora o seu tempo, desta forma é fundamental não entrar em stress durante este período, pois isso só a irá prejudicar. Sabia que um casal sem qualquer tipo de problemas de infertilidade poderá levar entre um ano e um ano e meio a conseguir engravidar? Pois é! Não por não conseguir engravidar durante as primeiras tentativas que se irá mentalizar que tem algum problema e que não vai conseguir engravidar, pois existem inúmeros fatores para além da infertilidade que poderão levar a que uma mulher não engravide, sendo o stress e a ansiedade os principais. Seguidamente ire-mos dar-lhe a conhecer as etapas deste novo processo da sua vida.

Interrompa a utilização do método contracetivo

Caso use a pílula ou injeções como método contracetivo, deverá deixar de tomar cerca de dois meses antes de começar a tentar engravidar. Isto porque, o organismo até ter os ciclos de ovulação certos após o corte da utilização da pílula demora sensivelmente dois meses a ficarem restabelecidos. Porém se usava o preservativo feminino, o preservativo masculino ou outro contracetivo deste padrão poderá começar a tentar engravidar assim que o desejar.

Implemente no seu dia-a-dia hábitos alimentares saudáveis

Se pensava que a alimentação não estava relacionada com o planeamento de uma gravidez, estava errada. Como sabemos uma alimentação saudável acarreta inúmeras vantagens para o nosso organismo, logo esta também é benéfica para o sucesso de uma gravidez. Sendo assim deve optar por uma alimentação saudável, diversificada e equilibrada, evitando assim comidas plásticas/processadas. Eis os elementos que não podem faltar no seu cardápio:

– Leite e seus derivados;

– Alimentos ricos em proteínas;

– Alimentos ricos em hidratos de carbono;

– Alimentos frescos, como frutas e verduras;

– Gorduras saudáveis, como o azeite e os peixes com gorduras saudáveis;

Tome ácido fólico e vitaminas

Segundo especialistas, se está a tentar engravidar deve começar logo a tomar diariamente ácido fólico, uma vez que este componente tem um papel determinante na formação saudável da medula espinal do bebé. Essencialmente, a toma de ácido fólico decorrerá desde que está a tentar engravidar até às 12 semanas de gravidez. Quanto às vitaminas, estas devem ser usas unicamente como complementos da alimentação e não como elementos substitutos.

Tenha um peso saudável antes e durante a gravidez

Ter o peso adequado à sua estatura é muito importante durante todo o processo de gravidez, quer seja antes ou durante a mesma. Deste modo se tem pouco peso para a sua estatura, antes engravidar deve tentar aumentar um pouco de peso, caso tenha excesso de peso é muito importante que tente diminuir o seu peso, para que este esteja em concordância com a sua estatura. Isto porque, as pessoas extremamente magras tendem cada vez mais a ter dificuldades em engravidar e as pessoas mais fortes, mesmo conseguindo engravidar poderão vir a perder o bebé durante a fase gestativa. Deste modo se quer engravidar é fundamentar ver o exercício físico como um aliado para si, pois este para além de ter um papel determinante durante as tentativas de engravidar, durante o período gestativo contribuirá positivamente para o aumento da sua auto-estima, bem-estar e diminuição de estados de stress e ansiedade.

Elimine do seu dia-a-dia o consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína

O tabaco, o álcool e a cafeína, são três elementos que poderão contribuir negativamente durante o período de gestação. Pois estes elementos poderão colocar em risco a saúde do bebé, logo se quer ter um bebé saudável é fundamental que elimine estes hábitos do seu dia-a-dia. Contudo se pensa que estes elementos só têm um papel negativo durante a fase gestativa engana-se, pois caso o seu parceiro tenha estes vícios ou hábitos, poderá ter dificuldades em engravidar. Isto porque o seu parceiro ao ingerir estes componentes o seu esperma poderá ser afetado, logo poderá levar a que haja uma diminuição da sua eficácia.

20. Novembro 2012 by Editor
Categories: Gravidez | Tags: , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *