Como dormir bem durante a gravidez

Quanto mais a barriga cresce, maior a dificuldade para ter uma boa noite de descanso. Conforme aumenta de tamanho, o útero também começa a comprimir o estômago, os vasos sanguíneos e o diafragma trazendo consigo uma série de alterações na qualidade do sono. Por isso manter bons hábitos de sono podem ajudá-la a ter uma boa noite durante os meses de gestação. Leia a seguir as dicas para dormir bem e levantar-se bem-disposta de manhã.

dormir-bem-na-gravidez

Descanse mais durante o dia

A qualidade do sono é um reflexo do que acontece durante o dia, por isso procure trabalhar menos e faça pausas frequentes durante o dia para descansar. Um repouso de pelo menos duas horas por dia com as pernas elevadas irão ajudá-la a relaxar ajudando-a no seu descanso nocturno.

Evite refeições pesadas

Comidas muito condimentadas ou alimentos ácidos, podem causar azia e indigestão. O ideal é fazer várias pequenas refeição ao longo do dia (algo entre cinco a seis refeições), com um intervalo de pelo menos três horas. Procure também fazer refeições pobre em gorduras pois ajuda reduz o inchaço e melhora o conforto na hora de dormir. Outra precaução essencial a ter prende-se com a ingestão de líquidos, principalmente no final da gestação, Evite beber muitos líquidos antes de se deitar, assim evita que o útero pressione ainda mais a bexiga evitando mais idas à casa de banho que possam comprometer a sua qualidade do sono.

Pratique técnicas de relaxamento

Segundo vários obstetras a sonolência diurna e a insónia nocturna costuma afectar muitas mulheres no primeiro trimestre da gravidez por isso nada melhor que uns alongamentos para ajudar a relaxar e estimular o sono. Há uma série de técnicas que pode experimentar como a respiração profunda ou o relaxamento muscular.

Calmantes naturais e muitos travesseiros

Beber uma chávena de chá ou um copo de leite morno antes de ir para a cama ajuda bastante o sono no início da gravidez. Já no final da gravidez, travesseiros e almofadas são o melhor para as gestantes. O melhor é acostumar-se a dormir de lado já durante os primeiros meses da gravidez. O motivo principal é garantir uma boa circulação do sangue e dos nutrientes. Vários médicos aconselham a paciente a usar vários travesseiros como no meio da barriga, no meio das pernas, etc. Desse jeito, a grávida tem a sensação de dormir de bruços e consegue descansar melhor.

Banho morno

O Banho morno é uma outra forma de relaxamento. O calor da água ajuda nas dores de coluna tão comuns na gestação devido à acção hormonal e à mudança postural.

Suplemento de Ómega-3

Alguns estudos mostraram que a maioria das grávidas apresentam um défice de Ómega-3 no organismo o que pode dificultar o sono. De forma a evitar esta situação, muitos obstetras receitam às suas pacientes suplementos de Ómega-3 durante a gestação. Isto irá garantir à mulher e ao seu bebé boas noites de sono.

05. Setembro 2013 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *