DIU – Método anticoncepcional intrauterino

Apesar do diapositivo intrauterino ser um método anticoncepcional extremamente eficaz, ainda são poucas as mulheres que o preferem, pois ainda existem algumas dúvidas por parte da mulher em relação ao mesmo. O DIU é uma peça de plástico pequena que é colocada na parte interna do útero, tendo como principal finalidade a prevenção da gravidez através da libertação de hormônios que impedem a fecundação do óvulo por parte do espermatozóide.  Comparando o DIU com outros métodos contraceptivos como o caso do anel vaginal que é colocado pela mulher na comodidade de sua casa, a introdução do DIU requer uma ida ao ginecologista para que seja efetuada a sua aplicação.

De forma a que possa ficar um pouco mais esclarecida em relação a este método anticoncepcional, procuramos ir ao encontro das dúvidas mais comuns das mulheres e vamos dar-lhe respostas simples e claras, para que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas com eficácia.

antdiu

 

Ao fim de quanto tempo é recomendado a colocação de um novo DIU?

A colocação de um novo DIU dependerá muito do tipo de DIU que colocar. Deste modo se optou por um DIU hormonal este deverá ser substituído ao fim de 5 anos, porém se optou por um DIU de cobre, este deverá ser substituído unicamente ao fim de cada 10 anos.

 

Assim que quiser engravidar posso retirar o DIU?

Se a dada altura quiser engravidar, o DIU poderá ser retirado na hora, pois não existem um tempo obrigatório da sua aplicação. Porém para o retirar, tal como para o colocar, é necessário ir ao seu ginecologista, pois só um especialista poderá remover o DIU corretamente.

 

Depois de retirar o DIU ao fim de quanto tempo poderei engravidar?

Assim que o DIU é retirado, o seu organismo fica de imediato preparado para uma gravidez, logo é só ir tentado e estar atenta ao seu período fértil.

 

O uso do DIU provoca algum incómodo ou dor?

Geralmente quando bem aplicado o DIU não causa qualquer tipo de desconforto, porém se a paciente se deparar com este tipo de situação deve procurar de imediato um ginecologista, de forma a que este possa analisar e tratar o seu caso. Por sua vez, quando é aplicado DIU de cobre, este poderá levar a que haja um aumento do fluxo menstrual e posteriormente um aumento das dores menstruais, no entanto não é nada de grave, a aplicação de uma botija de água quente sobre a região abdominal poderá ser a solução para os seus problemas de cólicas menstruais.

 

A partir de que idade se pode colocar o DIU?

Não existe uma idade específica para a colocação do DIU, contudo cada caso é um caso e só o seu médico lhe poderá indicar se o DIU é recomendado ou não para si.

 

Contraindicações do DIU

Apesar de grande parte das mulheres poder usar o DIU, existem algumas que não o poderão colocar devido a alguns fatores. Deste modo as mulheres grávidas, mulheres com cancro uterino, mulheres com malformações uterina, mulheres que apresentem sangramento vaginal sem causa conhecida e mulheres com infeções ginecológicas não se poderão submeter ao processo de aplicação do DIU?

 

Efeitos colaterais à utilização do DIU

Durante os primeiros meses após a colocação do DIU, o fluxo menstrual pode aumentar e a mulher pode vir a sofrer um aumento das cólicas menstruais, no entanto estes sintomas podem ser combatidos e estagnados em pouco tempo, através da utilização de medicamentos específicos, devendo estes ser prescritos pelo seu médico. Ainda falando de efeitos colaterais, quando o DIU é aplicado numa mulher que tenha uma infeção a nível uterino a aplicação do DIU poderá levar a que a infeção piore e evolua para outro problema de saúde.

 

Quem deve usar este tipo de anticoncepcional?

Tal como fora referido anteriormente, qualquer mulher pode usar o DIU, no entanto este é especialmente recomendado a mulheres que já tenham sido mães ou a mulheres que sejam intolerantes a outros tipos de métodos anticoncepcionais, como a pílula.

 

Vantagens da utilização do DIU

Para finalizar e para que fique totalmente esclarecida em relação ao DIU! queremos dar-lhe a conhecer algumas das vantagens que estão associadas ao mesmo:

 

– Após a sua colocação pode permanecer no útero durante vários anos;

– Deixa de ter a preocupação de tomar um contraceptivo diário;

– Pode ser colocado 2 meses após o parto;

– Não provoca dor;

– Pode ser retirado assim que a paciente deseje.

04. Abril 2013 by Editor
Categories: Contraceptivos | Tags: , | 14 comments

Comments (14)

  1. colocarei o DIU, na próxima terça – feira, me senti muito segura na conversa com a ginecologista, estou um pouco preocupada quanto; os primeiros dias após a colocação do mesmo. Será que sentirei muita dor, sangramento, preciso de repouso na dia , grata.

  2. eu uso o diu,doeu n dia k puzeram tomei comprimido fikei em repouso,agora tou bem,teu ha 3anos com eli,assim penso em tirar pk kero engravidar,eu aconselho a todos k e um bom metodo

  3. ola eu estou menstruada mas o medico que coloca o diu só atende na térca se ate lá minha menstruacao dive acabado eu ainda vou poder colocar o diu no meu período fértil?

  4. Usei por 10 anos vou remove-lo esse mêsé o melhor metodo que já ultilizei hoje eu quero muito remove-lo e tentar Engravidar 😉

  5. Eu vou por o Diu esse mês mais deceu pra duas veses no mês de março posso estar gravida ou e pq estou com medo a meus bicos do peito doen muito já sou mãe e nunca tive cinto mas naa gravideis oq sera

  6. uso o DIU a 7 anos quero remove-lo mais nao posso usar pirula por conta de varizes ,sabem me informar algum metodo parecido com o mesmo ou que nao cause varizes?

  7. Oi eu tinha o Diu de 10 anos e tirei o Diu em fevereiro ja tem 2 mes q nao tomo nada mais em março começou a sangra 2 dias e depois parou então tem 34 dia sem descer nada tem a possibilidade de eu ficar grávida meu quer muito

  8. o diu é muito fixi usei por 3 anos.bjs

  9. olá ! já faço utilização do implante ah cerca de 1 ano. Acho que tenho o implante partido porque noto algo diferente nele. Fiz relações com meu namorado e agora tenho me sentido muito maldisposta.. peito inchado. Tenho notado mais o meu namorado que tenho um odor forte. será que posso estar grávida ? pff respondem

  10. Eu tirei o diu dia 26 de novembro, e era para minha menstruação descer até dia 04 de dezembro e ate agora não desceu, eu poço estar gravida.

  11. uso o diu a 10 anos, e esá passando mais de 1 mes do tempo de retirar . que metodo anteconcpcional devo usar em quanto retiro para trocar.

  12. Se por acaso eu engravidar com o diu, eu posso ter um aborto espontâneo? Ou a gestaçao é normal?

  13. Gostaria de saber quanto tempo demora p engravidar depois q retira o Diu pq eu fiquei com Diu a 13 anos e queria saber quanto tempo demora p mim engravidar

  14. Retirei o meu Diu a 2 meses depois de 10 anos, tenho tido a menstruação normalmente, mas a minha intenção e de engravidar ate agora nada, me ajudem por favor!

Leave a Reply

Required fields are marked *