Dicas para cuidar do corpo durante a gravidez

Com o final da gestação, muitas mulheres sofrem com as alterações corporais devido ao desenvolvimento do bebé. O aumento do peso, o inchaço do peito e a hipersensibilidade derivada das taxas hormonais são algumas das mudanças com as quais as mulheres têm que se debater durante e após o período de gestação. Por isso, é essencial que a mulher tenha um cuidado especial durante a gravidez para uma melhor recuperação após o nascimento do bebé.

Como todos sabem, durante a gravidez, a mulher tende a ficar com uma pele mais hidratada e brilhante, ajudando na redução e tratamento do acne. Contudo, a gestante deve ter algum cuidado a meio da gestação, pois é quando começam a aparecer manchas e sinais devido à produção de melanina, alterando, assim, a pigmentação da pele. A dica é recorrer a um dermatologista, já que este poderá ajudá-la a encontrar o tratamento indicado para si e poderá receitar-lhe cremes próprios para gestantes.

pele-gravidez

À medida que a gravidez avança, a pele tende a distender-se rapidamente, causando as famosas estrias, tão odiadas pelas mulheres. O recomendado é fazer exercício físico com alguma regularidade, alimentar-se adequadamente e beber água várias vezes ao dia afinal, não se esqueça que o aparecimento de estrias é bastante comum e nada melhor do que evitá-las já que estas apenas desaparecem recorrendo à cirurgia plástica. A hidratação à base de óleos e cremes de elastina e silício são outra opção que ajudam a evitar algumas marcas indesejáveis durante este período como as estrias, as manchas e a celulite.

Outra ameaça para as mulheres durante este período são as infecções provocadas por fungos, vírus e bactérias que tendem a atacar algumas partes do corpo como as mãos e unhas devido à baixa imunidade. A solução passa por secar bem as mãos, usar luvas nas tarefas domésticas e não cortar a cutículas das unhas, já que são protectores naturais.

Outra preocupação das futuras mamãs são as pernas, devido ao inchaço, e, claro, as varizes que tantas dores de cabeça dão às mulheres. Tente não passar muitas horas em pé e sentada e faça pausas várias vezes ao dia com as pernas levantadas. O peso também tem influência, por isso, tente controlar o peso com a ajuda de um nutricionista. Massagens e drenagem linfáticas também ajudam a diminuir o inchaço e a melhorar a circulação. Contudo, só o faça com a indicação do médico. Outra técnica é a aplicação de cremes e óleos num movimento ascendente antes de deitar.  Tenha também atenção aos pés que devido à retenção de líquidos tendem a agravar o inchaço contribuindo para o aparecimento de micoses, por isso, é importante a escolha de um calçado confortável. Antes de dormir, tome um banho e seque bem os pés. Complete com uma massagem com um hidratante ou óleo de amêndoas.

Os usos de cintas também são bastante recomendáveis pelos médicos já que modelam a silhueta, proporcionando mais segurança e ajudam os órgãos a reposicionarem-se.

31. Dezembro 2013 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *