Como recuperar a boa forma depois da gravidez

Após a gravidez todas as mulheres anseiam voltar ao seu peso e forma anteriores, para tal há que trabalhar e seguir várias etapas. Todo este processo depende do tipo de parto da gestante, da sua rotina antes, durante e após a gravidez e da sua aptidão física. Este processo deve ser seguido por um médico e nutricionista e as suas indicações devem ser seguidas á risca. Após iniciada uma rotina com o seu estilo de vida e a chegada do seu bebé todo este processo se torna mais rápido.

Amamentação – A amamentação é uma mais-valia para a perda de peso da gestante sendo que este processo ajuda a queimar a gordura armazenada para a produção de leite e a sucção realizada pelo bebé auxilia a produção da oxitocina, hormona que contribui para o útero voltar ao tamanho normal.

Alimentação – Uma dieta cuidada e equilibrada é essencial para voltar à sua forma antiga, para tal é importante manter os mesmo nutrientes, caso contrario o choque para o seu corpo será muito grande e pode adoecer, e deve ser uma dieta de 2500 a 2800 calorias durante pelo menos 3 meses.

Este método de emagrecimento requer muita calma e paciência da gestante com o seu organismo, visto que este durante alguns meses sofreu grandes mudanças e só passado algum tempo voltará à sua forma inicial.

A gestante tem de ter em foco o facto de que a prática de uma dieta requer acompanhamento médico e auxílio de um nutricionista para a sua saúde e a do seu bebé.

Atividade Física – A retoma ou iniciação da prática de alguma atividade física após o parto é algo essencial e que requer muito cuidado e cautela, tanto que só deve retomar ou iniciar a atividade física com indicação médica, pois depende do tipo de parto, da sua aptidão física e do peso ganho durante a gestação.

Relativamente ao tipo de parto este pode ser normal ou cesariana. Em caso de ser parto normal a atividade física pode iniciar-se na semana seguinte ao parto com a caminhada leve e 30 dias depois com atividades físicas mais intensas. Pelo contrário em caso de cesariana a intensidade e aumento da atividade física vai surgindo aos poucos demorando mais tempo e tendo obrigatoriamente de ser vigiada e seguida pelo seu médico sendo que com o mínimo descuido pode por a sua saúde em risco.

Um dos cuidados a ter também, é medir a sua vontade de emagrecer, ou seja, não tenha pressa para emagrecer e cuide primeiro da sua saúde. Se a sua saúde não permitir emagrecer rápido não o faça! Leve o seu tempo e siga todas as etapas para ter uma alimentação cuidada e específica de emagrecimento. Podendo ainda desfrutar dos almoços que gostava de fazer, e para que não sinta a diferença, vá reduzindo pouco a pouco esses almoços e tenha uma alimentação cuidada e saudável.

Saber mais: Como perder barriga

05. Outubro 2012 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *