Como calcular o período fértil nos ciclos irregulares?

Calcular o período fértil é algo que nem todas as mulheres sabem fazer e que dá algumas dores de cabeça. Mais concretamente, quando se trata de calcular o período fértil nos ciclos irregulares, o caso fica ainda mais complicado. Mas não desespere. Mesmo assim, é possível calcular o seu período fértil. Quer aprender?

Neste artigo vamos ensinar-lhe o que deve fazer para conseguir calcular o seu período fértil, caso tenha um ciclo irregular.

Calendário

Ciclos menstruais irregulares

Algumas mulheres têm a sorte de teres ciclos menstruais certinhos que não lhes dão muito trabalho. Já outras têm ciclos menstruais irregulares e sentem-se um bocado perdidas na hora de fazer as contas para tentar descobrir o seu período fértil.

Embora a mulher seja muito certinha em vários aspetos na sua vida, o ciclo menstrual é uma das poucas coisas que ela não consegue controlar. O ciclo menstrual pode ser irregular devido a vários fatores. Nomeadamente:

  • Alterações hormonais;
  • Disfunção da tiróide e obesidade;
  • Problemas no útero;
  • Distúrbios emocionais;
  • Stress;
  • Utilização do DIU (método contracetivo);
  • Dietas rígidas ou desnutrição;
  • Exercício físico em excesso;
  • Endometriose.

Como pode ver, as causas são bastante variadas. Por isso, o facto de o ciclo menstrual ser irregular tanto pode estar ligado a causas “normais”, consequências do dia-a-dia como também pode estar relacionado com doenças. No entanto, não entre já em estado de alarme. Em caso de dúvida, entre em contato com um profissional de saúde especializado nesta área.

O que é um ciclo menstrual irregular?

É considerado um ciclo menstrual irregular quando existe sangramento por um período de tempo superior a oito dias, com um intervalo de tempo superior a trinta e cinco dias e inferior a vinte e cinco dias. Pode também ser considerado irregular quando existe muito sangramento num mês e é escaço no mês seguinte e quando o número de dias de sangramento tem uma variação muito acentuada. Por exemplo, num mês seis dias, no mês seguinte, dois dias.

Como calcular o período fértil nos ciclos irregulares?

Aqui ficam algumas dicas para que consiga calcular o seu período fértil.

  1. Tenha em atenção a duração dos seus ciclos nos últimos seis a doze meses. Para que o consiga fazer este cálculo considere que, por exemplo, a sua menstruação vem ao 26º, ou seja, o seu ciclo tem assim 25 dias;
  2. Verifique qual foi o ciclo menstrual maior e o menor;
  3. Ao ciclo menstrual menor subtraia 17, obtendo assim o resultado A;
  4. Ao ciclo menstrual maior subtraia 12, obtendo assim o resultado B;
  5. Assim sendo, o seu período fértil situa-se entre o resultado A e o resultado B.

Nem é assim tão difícil, pois não?

Caso esteja a tentar engravidar já sabe qual o período mais propício para o fazer. Caso o seu objectivo seja o oposto, já sabe que não se posso desleixar, principalmente nesta altura.

Caso tenha alguma questão ou dúvida, não hesite em deixar um comentário a este artigo.

25. Maio 2013 by Editor
Categories: Gravidez | Tags: | 12 comments

Comments (12)

  1. minha mestruacao no mes de maio veio dia 14.05.2013 e no mes de junho veio 18.06.2013
    como vou caucular meu periodo fertil.
    Ou eu calculo decimo segundo 13 14 15
    obrigada

  2. preciso saber cmo posso controlar o meu periodo porque e irregular porfavor me ajudem

  3. como eu calculo o meu período fértil, pois minha mestruação e irregular, sendo eu no mês de maio ele veio no dia 20, no mês de junho veio dia 23 e de julho 18, como devo calcular

  4. minha mestruaçao vem todo meis serto mais vem em datas diferente e ja tenho um filho e queria muito ter outro mais nao consigo como faço

  5. será que podem calcular meu periodo fertil,pois minha menstruação é desregulada,data da ultima mest. 26/08/2013 e por enquanto não veio ainda?! Obrigada.

  6. oi podem me ajudar eu to louquinha a minha mostra veio no dia 24/08/2013 e setembro nada agora em outubro apareceu no dia 2 o que faço, eu quero ter o meu neném me ajudem por favor.

  7. ola minha menstruação veio dia 15/08/13, 16/09/13, 19/10/13 eu gostaria de aprender como calcular meu periodo fertil , preciso da sua ajuda é meu sonho engravidar

  8. como faço pra saber calcular o meu periodo fertil sem duvida. a minha menstruaçao no mes de outubro veio dia 10 e em novembro dia 14. agardo resposta

  9. oi! preciso saber cmo posso controlar o meu periodo ,quando e que devo me engravidar e quando nao devo porque so irregular porfavor preciso de um calendario tenho feito 5/6 dias de periodo

  10. ola cm calcular meu periodo fertil me ajudem….minha mestruacao do mes passado veio dia 18/12 e esse mes veio dia 25/01 cm calculo pra saber q dia e meu periodo fertil ….

  11. Minha menstrucao em dezembro veio no dia 10. Ai depois veio em 10 de janeiro e a ultima agora dia 25 de março, tenho ovário policistico , como faço para calcular meu período de ovulação e fértil ?

  12. oiii

    to tentando engravidar mas meu ciclo eh irregularm o mês passoda minha menstruação veio dia 7/03/14 e agora veio dia 08/04/14…

Leave a Reply

Required fields are marked *