Benefícios do exercício físico durante a gravidez

A gravidez é especial e importante para qualquer mulher e deve pois ser vivida e encarada com tranquilidade e sensatez. A prática de desporto deve ser recomendada pelos médicos e encarada de forma positiva pela mãe. O exercício físico traz imensas vantagens e benefícios para a mãe e para o bebé. A prática regular de desporto, promove hábitos muito saudáveis de vida e isso tem impacto direto na saúde e bem-estar da mãe e bebé. Cria-se uma relação importante e saudável entre os dois com prolongamento no futuro.

exercicio-na-gravidez

Benefícios do exercício físico durante a gravidez

Diminui o mal-estar e a ansiedade da mãe, corta o exagerado apetite durante os meses de gravidez, combate a ansiedade, melhora a autoestima da mulher, diminui as dores e sensação de cansaço, melhora a circulação sanguínea, diminui a possibilidade de estrias, celulite e flacidez, ajuda a manter o peso nos níveis ideais e desejados, aumenta a possibilidade de um parto menos doloroso e sobretudo aumenta consideravelmente a sensação de bem- estar geral (físico e psicológico).

Contraindicações e limitações do exercício físico durante a gravidez

O exercício físico deve ser sempre de baixo impacto e muito leve, quem tiver gêmeos deve ter mais cuidado (pois o risco aumenta), pessoas com hipertensão na gravidez devem ter especial cuidado no exercício físico que escolhem, problemas com placenta deslocada e/ou prévia não se podem esforçar muito, deve-se ter cuidado com os sangramentos (muito comuns nesta etapa), mulheres que tiveram abortos espontâneos ou filhos prematuros devem mesmo ter ajuda de profissionais do desporto.

Melhores exercícios físicos para grávidas

Caminhada, corrida, pilates, natação, hidroginástica, yoga básico, bicicleta e todos aqueles que a mulher achar relaxante e divertido, sem pôr em causa a sua saúde e a do bebé.

Natação: pode e deve ser praticada até ao final da gravidez, sem qualquer risco.

Hidroginástica: Ideal até ao oitavo mês.

Bicicleta: até a mulher se sentir confortável.

Pilates: melhora a respiração e a frequência cardíaca, alonga os músculos, fortalece os ossos e ajuda no parto. Além disso consegue corrigir posturas. Até final da gravidez, se a barriga não incomodar.

Caminhada: é principalmente indicada para mulheres que sempre foram sedentárias e nunca praticaram qualquer forma de exercício físico, nem estão habituadas a movimentarem-se muito. Deve ser praticada 2 a 5 vezes por semana.

Corrida leve: Ideal para praticantes ativas de desporto antes da gravidez. Deve ser praticada 3 a 5 vezes por semana no máximo e durante os 9 meses sem qualquer tipo de percalço ou contraindicação. Deve contudo ser ajustada às necessidades de cada grávida. Distância percorrida, tempo e velocidade devem ser da responsabilidade total da grávida.

A roupa usada deve ser desportiva, leve, elástica, cómoda e prática. O calçado deve ser raso e desportivo. Beber sempre muita água durante a prática de desporto. Evitar as horas de sol e calor. Quando a barriga começar a pesar deve-se diminuir drasticamente a atividade física. Nunca ir para além do limite do corpo.

E não se esqueça a vida saudável da mãe será transmitida ao bebé. Desfrute e divirta-se.    

07. Setembro 2013 by Editor
Categories: Saúde & Bem-estar | Tags: | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *