Adesivo anticoncepcional

Atualmente existem vários métodos anticoncepcionais. Alguns para prevenir a gravidez e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, outros apenas para evitarem uma gravidez não desejada.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre adesivos anticoncepcionais, como funcionam, efeitos secundários e outras questões pertinentes.

O que é um adesivo anticoncepcional?

O adesivo anticoncepcional é um método anticoncepcional que tem a forma de um adesivo fino. Este tem na sua composição uma quantidade elevada de hormonas que são constantemente e continuamente transferidas para a corrente sanguínea.

adesivo-anticoncepcional

Como funciona um adesivo anticoncepcional?

Este anticoncetivo é constituído por três adesivos, sendo que deve ser aplicado um por semana. Na quarta semana, não se aplica nada.

O adesivo anticonceptivo funciona libertando hormonas que evitam que ocorra o processo de ovulação, impedindo assim uma possível gravidez. Para além disso, também fazem com que as secreções de muco do cérvix se tornem mais espessas, de forma a dificultar a entrada de espermatozóides no útero.

Como e quando aplicar o adesivo anticoncepcional

O adesivo anticoncepcional pode ser utilizado na parte de fora do braço, na parte superior das costas, na nádega ou no abdómen.

A cada semana, você pode variar o sítio onde coloca o adesivo. No entanto, ele deve permanecer no mesmo sítio durante os sete dias.

Caso opte por coloca-lo sempre no mesmo local, tente não colocar sempre no mesmo sítio. Ao fazê-lo pode criar irritações na pele.

O adesivo não deve ser aplicado na pele caso ela esteja irritada, vermelha ou com cortes. Além disso, a pele deve estar limpa, seca e sem cremes.

Cada adesivo deve ser usado apenas durante uma semana. Para além disso, você deve verificar todos os dias se ele está bem colocado. Fazer alguma pressão na altura em que o está a colocar ajuda a que ele não saía facilmente.

Quanto à sua aplicação existem duas opções possíveis. Ou você o coloca no primeiro dia da menstruação ou num dia em específico após ela ter começado. Caso escolha a segunda opção, recomenda-se que, nos primeiros dias utilize outro meio contracetivo (por exemplo o preservativo), uma vez que existe a possibilidade de este não funcionar correctamente.

Quanto deve mudar o adesivo anticoncecional

O adesivo anticoncecional deve ser mudado de semana a semana durante três semanas. Na quarta semana o adesivo não deve ser utilizado. Na altura de o retirar, deve levantar uma ponta e depois retirá-lo o mais rápido possível.

Vantagens da utilização do adesivo anticoncecional

Uma das principais vantagens deste método contracetivo é que você dificilmente se irá esquecer de o aplicar uma vez que só o precisa de fazer uma vez por semana.

Efeitos secundários dos adesivos anticoncepcionais

Alguns dos efeitos secundários que se podem verificar em alguns casos são:

  • Sensibilidade mamária;
  • Irritação da pele no sítio onde está o adesivo;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas;
  • Dores menstruais;
  • Dores abdominais;
  • Doenças do aparelho respiratório.

Contra indicações do adesivo anticoncecional

Nem todas as pessoas podem recorrer a este método contraceptivo. Nomeadamente pessoas com:

  • Cancro;
  • Coágulos sanguíneos;
  • Historial de ataques cardíacos;
  • Ou que possam estar grávidas.

Já usou ou conhece alguém que tenha usado o adesivo anticoncepcional? Qual é a sua opinião sobre este método contraceptivo?

25. Maio 2013 by Editor
Categories: Contraceptivos | Tags: , | 3 comments

Comments (3)

  1. Meu querido, se a pessoa ja esta gravida, pra que ela iria usar o adesivo? aguardo resposta.

    Grato

  2. Usei o adesivo EVRA durante alguns anos, no começo sentia insegurança e quando descolava a bordinha ja trocava de adesivo, o que faz vc comprar outra caixa pra poder completar o ciclo corretamente, mas depois desencanei e usei sem medo, o único “problema” que tive foi me sentir mais irritada durante a TPM, mas não sei se era pelo medicamento mesmo, pra quem assim como eu não lembra de tomar comprimido todos os dias eu super recomento, talvez o maior incomodo seja não poder colar o adesivo duas vezes no mesmo local e nem no seio o que dificulta oculta -lo e é o tipo de coisa que quando qlq pessoa vê pergunta e na praia é ruim pq fica com a marca, no verão eu sempre alternava nas nádegas pra evitar ficar com marca mesmo. O preço também não é muito bom, mas entre os prós e contras vale a pena.

  3. Boa noite,
    Quero saber se posso utilizar o adesivo apenas no fim de semana que encontrar meu namorado e se engorda tanto quanto a pílula.

Leave a Reply

Required fields are marked *