10 Conselhos para escolher o nome do bebé

Se está à espera de bebé e já começou a pensar em nomes para o seu filho, então neste artigo poderá conhecer algumas dicas para escolher o nome do bebé. A escolha de um nome para o bebé deve ser bem pensado, pois é algo que acompanhará a criança durante toda a sua vida. Conheça 10 conselhos para escolher o nome do bebé.

nomes-bebes

1 – Tradição familiar

Se na sua família existe alguma tradição relativamente à continuação de certos nomes, confira primeiro se é um nome que lhe agrada. As tradições são importantes, mas se o deixar pouco confortável, deve sentir-se livre para escolher outro nome.

2 – Combinar com o sobrenome

É importante que o nome tenha um som agradável ao ser pronunciado. Para isso, é essencial que o nome escolhido combine bem com o último nome. Além disso, é importante dar algum equilíbrio ao nome. Por exemplo, se o último nome é bastante vulgar, dê um primeiro nome mais fora do comum. Pelo contrário, se o sobrenome é pouco usual, opte por um primeiro nome comum. Mas já sabe, tenha sempre o cuidado que ambos os nomes combinem no som produzido.

3 – Escolha um nome fácil de escrever

Se o nome do seu filho tiver uma forma de escrever pouco comum, será muito habitual as pessoas enganarem-se na sua grafia. Ora, será pouco agradável passar a vida a corrigir as outras pessoas, não acha?

4 – Nomes estranhos

Um nome estranho e exótico pode ter a sua piada, mas pense em como o seu filho pode um dia ser alvo de chacota e de brincadeiras de mau gosto mais tarde, na escola e durante a sua vida.

5 – Iniciais do nome

Muitas empresas, para identificar uma pessoa, utilizam apenas as letras iniciais de cada pessoa. Na maioria dos casos, isso forma palavras sem sentido, mas por vezes, resulta em palavras pouco desejadas. Por exemplo, no nome Patrícia Augusta Tavares Osório, se apenas se utilizar as iniciais, irá resultar em PATO. Há nomes melhores, não concorda? Por isso, na hora de escolher o nome, verifique este aspeto.

6 – Diminutivos

Outro ponto importante está relacionado com os diminutivos. Se há nomes que são sempre utilizados conforme a grafia original (por exemplo, Pedro), já outros são normalmente transformados no dia-a-dia em nomes mais pequenos (por exemplo, Francisco, que passa a “Xico”). Como é que prefere? Gosta de diminutivos ou não? Reflita também sobre isso.

7 – Dar o nome após o nascimento

Se está a pensar dar o nome ao bebé apenas após o seu nascimento, então use as emoções que sentir nessa altura para escolher. A emoção é uma forma de dar um nome com bastante sentimento ao seu filho.

8 – Nomes da moda

Não se foque apenas nos nomes da moda. São esses que são escolhidos pela maioria, e como tal, o seu filho terá um nome muito comum. Além disso, geralmente os nomes fora de moda acabam sempre por voltar a ser tendência.

9 – Celebridades

Tenha cuidado ao escolher nomes de celebridades, pois nunca se sabe as razões pelas quais ficarão conhecidas mais tarde.

10 – Repita várias vezes

Quando já tiver escolhido o nome, repita muitas vezes, durante alguns dias, e verifique se fica cansada do nome, ou se ele lhe soa bem.

27. Abril 2014 by Editor
Categories: Família | Tags: , | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *